Bookmark and Share

Portugal é um pequeno país, situado na parte mais ocidental da Europa. Tem fronteiras com Espanha, com quem guerreou desde a fundação (1143) e com o Oceano Atlântico.
O território continental tem a área de 89.000 km. Com os arquipélagos dos Açores e da Madeira, a área total do país é de 92.090 km2.
Portugal é um estado membro da União Europeia.
A moeda do país é o euro, mas os preços são dos mais baixos da União.
Uma excelente rede de estradas, um clima temperado, sem invernos rigorosos e sistemas de educação e de saúde dos melhores do Mundo, transformam o país num território especialmente atrativo para os estrangeiros.
Politicamente, Portugal é uma democracia parlamentar.
A Constituição garante aos estrangeiros residentes os mesmos direitos de que são titulares os portugueses, com exceção dos direitos políticos. Eles têm, nomeadamente, direito à saúde e à educação, nos mesmos termos em que estes direitos são garantidos aos portugueses.
Os cidadãos da União Europeia têm o direito de fixar residência no território português.
Os nacionais de estados terceiros podem fixar residência em Portugal desde que obtenham um visto ou uma autorização de residência.
É livre a aquisição de imóveis, tanto rústicos como urbanos por estrangeiros, os quais podem, também, constituir sociedades comerciais e desenvolver atividade comercial no país.

Mais informações